Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    'Saúde no Lugar Certo': projeto reduz em 30% os atendimentos no Hospital Regional de Guarabira

    O projeto 'Saúde no Lugar Certo', que está sendo desenvolvido no município de Guarabira, resultou na redução em 30% nos atendimentos de classificação verde realizados pelo Hospital Regional e de 5% nos atendimentos de classificação azul na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no mês de novembro, diminuindo a lotação das unidades. Também não foi registrada retenção de macas do Samu e dos Bombeiros no Hospital Regional e na UPA.

    Os dados foram divulgados durante audiência realizada, nessa quarta-feira (6) pela Promotoria de Justiça de Guarabira com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Hospital Regional, da UPA, da 2ª Gerência Regional de Saúde, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros e do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

    O projeto está sendo desenvolvido desde o início de novembro e é resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado pelo Ministério Público da Paraíba com os órgãos com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento da população e corrigir problemas como demora no atendimento, superlotação do hospital e retenção de macas do Samu e Bombeiros. O projeto 'Saúde no Lugar Certo' foi construído em reuniões promovidas pelo MPPB com os gestores.

    A promotora de Justiça Andréa Pequeno destacou que o projeto está no caminho certo, considerando a redução nos atendimentos e a inexistência de retenção de macas. Ela ressaltou ainda a necessidade de ampliar a divulgação do projeto, inclusive com a realização de um 'Dia D' e implementação de serviços de verificação de pressão e glicemia na feira livre de Guarabira, o que deve ocorrer no prazo de 60 dias. A divulgação será intensificada ainda pelos agentes comunitários de saúde.

    Participaram da audiência Wellington Antônio Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de Saúde; Carmenaldo Barbosa, segundo-tenente do 3º BPM; Cleonaldo de Souza Freire, diretor do HRG; Cássia Cilene Silva de Ávila Melo, coordenadora-geral da Regional do Samu de Guarabira; Vanessa Almeida da Silva, gerente de Enfermagem do Regional; Jorge Alberto de Souza Barbosa Leite, diretor-técnico do HRG; e Gilson Cândido da Silva, coordenador-administrativo da UPA.

    Como funciona o projeto

    De acordo com o fluxo determinado no projeto, o Hospital Regional de Guarabira (HRG) realiza a triagem dos pacientes que chegam à unidade; encaminha os atendimentos referentes à renovação de receituário e atestados médicos às unidades básicas de saúde das localidades de residência dos pacientes; acolhe toda a demanda encaminhada pelo Samu e Corpo de Bombeiros, no prazo de 45 minutos, respeitando a classificação de risco e liberando as macas usadas no transporte de pacientes. As unidades municipais de Saúde também fazem a triagem dos pacientes atendidos, obedecendo os critérios previstos no 'Projeto Saúde no Lugar Certo'.

    CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - Alguns exemplo de atendimento

    * UBS – AZUL: obtenção e troca de receitas e atestados médicos, curativos e atendimentos de pessoas com febre de até 38 graus, retirada de pontos, controle de diabetes e pressão, hanseníase, tuberculose e outros;

    * UPA – VERDE: dor de cabeça leve e moderada há vários dias, dor abdominal leve e moderada, cervicalgia e lombalgia leves e moderadas, tosse há vários dias, diarreia com dor abdominal leve e moderada, náuseas e vômitos;

    * UPA AMARELA: crises hipertensivas e asmáticas, hemorragias, cefaleias, diabetes descompensado, febre alta e desmaios;

    * UPA VERMELHA: hemorragia digestiva, edema pulmonar, envenenamento, intoxicação grave, dor torácica, AVC e infarto;

    * Hospital Regional – VERDE: acidentes antirrábicos e picadas de animais peçonhentos, atendimentos de idosos e pessoas com deficiência;

    * Hospital Regional – AMARELA: crises hipertensivas e asmáticas, hemorragia, dor abdominal intensa, mal-estar generalizado, febres altas, desmaios, crises convulsivas, cortes e suspeita de fraturas;

    * Hospital Regional – VERMELHA: acidentes por armas de fogo e branca, trauma, hemorragia digestiva alta e baixa, edema pulmonar, envenenamento e intoxicação graves, dor torácica, AVC e infarto.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saude-no-lugar-certo-projeto-reduz-em-30-os-atendimentos-no-hospital-regional-de-guarabira/529459963

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)