Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotores participam da Ação Nacional em Defesa do Sistema Prisional

    Os promotores de Justiça das Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva do Sistema Prisional e Direitos Humanos e da Promotoria de Justiça da Execução Penal da Capital, Ricardo José de Medeiros e Isamark Leite Arnaud, respectivamente, participam, nestas quarta e quinta-feira (6 e 7), da Ação Nacional em Defesa do Sistema Prisional, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

    A Ação Nacional é instrumento da Resolução CNMP nº 147/2016, que se desenvolve a partir de iniciativa das Comissões Permanentes do Conselho Nacional do Ministério Público, sob a coordenação da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE). Destina-se, por meio de adesão voluntária dos ramos e das unidades, a contribuir na elaboração e consecução de projetos e iniciativas que permitam o alcance dos objetivos estratégicos traçados no Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP).

    O evento está sendo realizado em Belo Horizonte e faz parte dos objetivos traçados no Planejamento Estratégico do Ministério Público Brasileiro para induzir e fomentar políticas e práticas que contribuam para a eficiência da execução penal, reforçando os preceitos da ressocialização e da dignidade dos apenados.

    No primeiro dia do encontro, os promotores de Justiça Ricardo José de Medeiros e Isamark Leite Arnaud, juntamente com mais de 20 representantes de Ministérios Públicos de diferentes estados, visitaram uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na cidade mineira de Itaúna, para conhecer de perto o funcionamento e os resultados de uma Apac. Segundo os promotores, a Apac se apresenta como um método alternativo ao sistema carcerário convencional, com fundamentos sólidos na humanização do cumprimento das penas privativas de liberdade em todos os seus regimes (fechado, semi-aberto e aberto), aliada à proteção da sociedade e ao socorro as vítimas.

    “A experiência das Apacs, gerada no estado de São Paulo e aperfeiçoada no estado de Minas Gerais, é exitosa e já é reconhecida até fora do Brasil, devendo servir de exemplo para o resto do país. Precisamos, como nunca, de modelos e sistemas que dão certo e que, de fato, funcionam e produzem resultados efetivos e positivos. Por isso estamos aqui. Temos muita vontade de trazer esse sistema alternativo para o nosso estado da Paraíba", enfatizou o Promotor Ricardo Medeiros.

    “É bonito de ver o modelo Apac funcionando, recuperando o homem por meio da disciplina e do trabalho com responsabilidade. Os próprios apenados, oferecidas as devidas condições , conseguem desenvolver as suas habilidades laborais com rígida disciplina, orientação religiosa, jurídica e psicológica, e com isso trilhar o caminho da ressocialização. Com isso a Lei de Execução penal é cumprida. Precisamos, com urgência, implantar uma unidade-modelo Apac na nossa Capital João Pessoa", afirmou a promotora Isamark Leite.

    Além das exposições teórica e prática do método de reeducação Apac, por meio do diretor Executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira, o evento conta com palestras de promotores, juízes e outros agentes públicos envolvidos, os quais dividem as suas experiências na implantação da metodologia em suas Comarcas e Promotorias. Estão programados ainda painéis de debates, oficinas de trabalho e plenária para a consolidação do projeto e assinatura de acordo de resultados.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotores-participam-da-acao-nacional-em-defesa-do-sistema-prisional/529415737

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)