Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ato estabelece mudanças na concessão de férias para membros do MPPB

    Foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público da Paraíba (MPPB) desta terça-feira (5), o Ato de número 47/2017 da Procuradoria-Geral de Justiça, que disciplina a concessão de férias e de licença especial aos membros do MPPB e dá outras providências. Entre as mudanças implementadas com o novo sistema estão o fracionamento de férias cumuladas, o início do gozo delas em qualquer dia útil do mês e a elaboração de duas escalas semestrais.

    De acordo com o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, a medida atende à necessidade de manutenção do funcionamento contínuo e eficiente das atividades ministeriais nas diversas procuradorias e promotorias de Justiça do Estado.

    Membros do MPPB têm direito a férias individuais anuais de 60 dias, que podem ser gozadas em dois períodos de 30 dias, conforme escalas semestrais organizadas pela Procuradoria-Geral de Justiça, não sendo permitido o gozo das férias individuais antes de um ano de efetivo exercício na carreira.

    Com o Ato, as férias podem ser iniciadas em qualquer dia útil do mês, de acordo com a indicação do membro, e só se interrompem ou suspendem a pedido ou por interesse da Administração, com o gozo mínimo de sete dias corridos.

    Membros que têm mais de dois períodos de férias não gozados por imperiosa necessidade do serviço podem, a partir de agora, solicitar o fracionamento em períodos com, no mínimo, dez dias.

    Em caso de existência de mais de dois períodos cumulados não gozados por necessidade do serviço, o membro do MP poderá solicitar ao Procurador-Geral de Justiça o seu efetivo gozo, devendo o pedido ser formulado em sistema informatizado disponibilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, no mínimo, com 30 dias de antecedência.

    Escalas
    Para elaboração da escala semestral de férias, o membro do Ministério Público deverá manifestar, nos meses de março e setembro, em sistema informatizado disponibilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, duas opções em ordem de preferência para cada semestre, respectivamente, entre os meses de julho e dezembro e de janeiro a junho, devendo ser elaborada pela Administração portaria coletiva para publicação nos meses de maio e de novembro com a relação nominal dos membros e dos períodos a serem usufruídos.

    Na elaboração das escalas semestrais de férias, o membro do MP mais antigo na carreira ou, em caso de empate, o mais antigo na entrância, terá preferência sobre os demais, garantindo-se a rotativa e sucessiva antiguidade, de modo a preservar, nos semestres subsequentes, o direito daqueles que não puderam exercer a sua preferência, observando-se, ainda, a alternância de gozo de férias nos meses de janeiro e julho, com a modificação nos anos seguintes.

    O não envio do requerimento na forma prevista no caput do Ato implicará na perda do exercício da preferência, hipótese em que a Administração, de ofício, indicará, na escala, o período de férias do membro.

    Pecúnia
    O ato também estabelece que, na hipótese de conversão de um terço de férias não gozadas pelos membros do Ministério Público em abono pecuniário, haverá o obrigatório abatimento dos dias convertidos em pecúnia no período íntegro de férias mais antigo.

    Os pagamentos dos adicionais de férias, correspondentes a um terço da remuneração dos membros do Ministério Público, serão efetivados, em havendo dotação orçamentária, nos meses de dezembro e junho.

    • Publicações6496
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ato-estabelece-mudancas-na-concessao-de-ferias-para-membros-do-mppb/528889215

    Informações relacionadas

    Editada Resolução que dispõe sobre concessão de férias aos membros do TJGO

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)