Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caop Saúde disponibiliza manual de atuação funcional sobre farmácia básica

    A coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde (Caop Saúde) entregou, na última quarta-feira (16), à Procuradoria-Geral de Justiça o 'Manual de atuação funcional: Farmácia Básica'.

    A entrega foi feita ao procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, pela promotora de Justiça Cláudia Cabral Cavalcante, que coordena o Caop Saúde.

    O manual propõe aos membros do Ministério Público estadual uma rotina de atuação sobre a problemática do fornecimento dos medicamentos na atenção básica. Questões como competência dos entes federativos foram abordadas de forma prática e fundamentadas.

    Cláudia Cabral explicou que o manual é dividido em dez capítulos que versam, dentre outros, sobre a assistência farmacêutica, componente básico, lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), legislação e finda com o roteiro de atuação ministerial, contendo o passo a passo a ser seguido bem como os modelos de peças. “O manual constitui um importante instrumento para viabilizar o adequado funcionamento das Farmácias Básicas, padronizando a atuação funcional, visando o consequente fortalecimento da assistência farmacêutica e da atenção básica nos municípios paraibanos, evitando assim, a judicialização em prol da rápida e eficaz prestação medicamentosa”, destacou.

    Os exemplares serão encaminhados para os promotores de Justiça de Defesa da Saúde que atuam no Estado e já se encontra disponibilizado, em meio digital, no site do Ministério Público da Paraíba, na página principal.

    • Publicações6496
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caop-saude-disponibiliza-manual-de-atuacao-funcional-sobre-farmacia-basica/489460177

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)