Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vereadores serão afastados do Conselho Municipal de Saúde de CG

    O Pleno do Tribunal de Justiça concedeu, nesta quarta-feira (19), liminar requerida pelo Ministério Público da Paraíba para impedir que vereadores integrem o Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande. Com a decisão, os representantes da Câmara serão afastados do órgão responsável por atuar na formulação de estratégias e controle da execução da política e do orçamento da saúde.

    Em novembro do ano passado, a Procuradoria-Geral de Justiça ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o Município de Campina Grande para que fosse declarado inconstitucional o artigo 2º da Lei Municipal 2.886/94.

    De acordo com esse artigo, representantes do Poder Legislativo poderiam integrar o Conselho Municipal de Saúde, órgão permanente formado por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

    A promotora de Justiça que coordena a Equipe Especializada na Defesa do Direito à Saúde do MPPB, Adriana Amorim, explicou que a participação de vereador ou servidor da Câmara no Conselho compromete e fragiliza a independência dos poderes Executivo e Legislativo. “Os vereadores acabavam ocupando o lugar de usuários. Com a retirada dos representantes do Legislativo, a participação do usuário do SUS estará melhor assegurada”, acrescentou.

    Para o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a decisão do Pleno abre precedente jurisprudencial importante, já que o problema acontece em várias cidades. “Essa inconstitucionalidade existe na medida em que a Lei Municipal afronta a Constituição Estadual. Como pode o vereador fiscalizar e controlar os atos do Conselho Municipal de Saúde, se faz parte dele? Como pode um vereador fiscalizar outro vereador?”, questionou.

    A Resolução 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde reforça a tese do MPPB ao enfatizar que a participação de representantes do Legislativo e do Judiciário não cabe nos Conselhos de Saúde, em face da independência entre os poderes.

    Fortalecimento dos Conselhos

    Segundo a promotora de Justiça Adriana Amorim, uma das metas da Equipe Especializada para este ano é fortalecer os Conselhos Municipais de Saúde em toda a Paraíba. Para isso, será feito um levantamento que vai verificar a composição e as condições de funcionamento desses órgãos.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereadores-serao-afastados-do-conselho-municipal-de-saude-de-cg/2538670

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)