Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPPB recomenda prorrogação do concurso da saúde, em Santa Rita

    O Ministério Público estadual (MPPB) recomendou ao prefeito de Santa Rita (na Grande João Pessoa), Reginaldo Pereira da Costa, a prorrogação do concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2010. A recomendação foi expedida na última terça-feira (7) porque a validade do concurso homologado no dia 26 de maio de 2011 expira em 18 dias e muitos classificados não tomaram posse nos cargos porque o Município só começou a convocá-los em abril deste ano, depois que o MPPB interveio.

    No último dia 2 de maio, o Município atendeu a outra recomendação ministerial e publicou a lista dos 272 convocados para diversos cargos, como médico, técnico em enfermagem e enfermeiro, odontólogo e assistente de saúde bucal, etc. Eles têm 30 dias para se apresentar na Secretaria Municipal de Saúde.

    A proximidade dos prazos de convocação dos classificados e da validade do concurso, além da necessidade de servidores efetivos na secretaria – tendo em vista o elevado número de prestadores de serviço na pasta - preocuparam o MPPB e por isso foi recomendada a prorrogação do concurso. “Muitos dos candidatos aprovados não tomarão posse, e, em consequência, as vagas não serão preenchidas”, explicou a promotora de Justiça, Anita Bethânia Silva da Rocha.

    Outras medidas

    A recomendação ministerial diz ainda que o prefeito deve se abster de contratar servidores que não tenham sido aprovados em concurso e prestadores de serviços que venham a realizar atividades ou funções próprias e rotineiras da administração pública.

    O gestor também foi orientado a exonerar todos os servidores públicos que tenham sido contratados sem concurso e que estão fora das hipóteses previstas na Constituição Federal (exceções como cargos de assessoramento e chefia, por exemplo).

    Segundo a promotora de Justiça, também foi recomendado ao prefeito que ele se abstenha de celebrar e prorrogar contratos de pessoal por tempo determinado fora das hipóteses de necessidade temporária justificada por excepcional interesse público.

    • Publicações6496
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mppb-recomenda-prorrogacao-do-concurso-da-saude-em-santa-rita/100503927

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)