Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Portaria define expediente especial nesta sexta-feira (27) no Ministério Público da Paraíba

    Nesta sexta-feira (27), o expediente em todos os órgãos do Ministério Público da Paraíba (MPPB) será nos dois turnos (horário especial) para todos os servidores da instituição, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A medida, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, e publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) – Portaria 940/2015 –, é para compensar o ponto facultativo programado para o dia 7 de dezembro. Já no dia 8, será feriado no MPPB em alusão ao 'Dia da Justiça'.

    O 'Dia da Justiça' foi instituído em 1951 e é comemorado no dia 8 de dezembro em todo o Brasil. Trata-se de um feriado forense e, por isso, as instituições que compõem o sistema de Justiça no país não funcionam nesse dia. A data foi instituída pelo Decreto de Lei 1408, de 1951, pelo então presidente da República Getúlio Vargas, e pretende homenagear os profissionais do segmento: juízes, promotores e procuradores de Justiça, desembargadores, advogados etc. que atuam de alguma forma na Justiça.

    A origem do 'Dia da Justiça' está ligada ao dia em que é homenageada Nossa Senhora da Conceição – Imaculada Conceição – (na Igreja Católica) e Iemanjá (orixá da Umbanda, do Candomblé e de outras religiões de matize africana). A data foi celebrada oficialmente pela primeira vez em 1950 pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), apesar de já ser comemorada desde 1940.

    O 'Dia da Justiça' também tenta trazer em discussão os valores como ética, cidadania, respeito, convivência, compreensão, que, apesar de serem valores fundamentais de uma sociedade justa, necessitam que a atuação da Justiça os faça valer sempre que necessário.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portaria-define-expediente-especial-nesta-sexta-feira-27-no-ministerio-publico-da-paraiba/260368821

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)