Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPPB vence Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria “rádio”

    O programa “MP Notícias” conquistou o primeiro lugar no XI Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria “rádio”. O resultado foi divulgado na noite da última sexta-feira (11), durante o IX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, na cidade de São Paulo. Outros três projetos da Assessoria de Imprensa do Ministério Público da Paraíba (MPPB) foram finalistas nesta edição do prêmio: o impresso “MP Notícias”, na categoria “revista”; o programa “MPTV”, na categoria “programa de TV regional” e o documentário "Planejamento Estratégico", na categoria “vídeo institucional”.

    Essa é a segunda vez que a Assessoria de Imprensa vence o prêmio. Em 2011, o “Jornal do Ministério Público Social” (impresso que tem como objetivo informar a população sobre as ações do MPPB para garantir o cumprimento da lei e promover os direitos difusos e coletivos) ganhou o 1º lugar na categoria “jornal”.

    O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, uma organização dos assessores de comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados e instituições afins. Trata-se do principal prêmio na área de comunicação e justiça do país.

    Também disputaram o prêmio na categoria rádio o programa “Memória Eleitoral”, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e um programa sobre “Tráfico Humano”, produzido pelo Superior Tribunal de Justiça.

    O programa de rádio “MP Notícias” é semanal. Ele tem formato jornalístico e duração de dez minutos. A gravação em estúdio e a edição são feitas pela H2 Studio, empresa contratada através de licitação.

    Além de notícias e entrevistas com procuradores e promotores de Justiça, o ouvinte tem acesso, toda a semana, a quadros que têm como objetivo dar orientação jurídica ao público externo e prestação de serviços, como o “Você pergunta e o promotor responde”, “Agenda” e “Giro pelas Promotorias”.

    A partir desta semana, o “MP Notícias” passará a ser veiculado na Rádio Tabajara (1110 AM e 105,5 FM) às quartas-feiras, a partir das 6h40, durante o Jornal Estadual e não mais às terças.

    Através da Rádio Tabajara o programa chega a 222 dos 223 municípios paraibanos, porque é transmitido simultaneamente em cadeia por 37 emissoras. Por enquanto, apenas Campina Grande não é abrangida pela cadeia da Rádio Tabajara.

    O programa também é veiculado na Rádio Justiça aos sábados e domingos às 10h.

    Finalistas

    A Revista “MP Notícias” é uma publicação voltada ao público interno (promotores e procuradores de Justiça e servidores) e operadores do Direito. Com 16 páginas e uma tiragem de 1 mil exemplares, a revista traz informações sobre o trabalho do MPPB na área meio (institucional). Seu projeto gráfico valoriza recursos como infográfico (seção “Raio X”) e fotografia (seção “Zoom”), além de trazer um guia cultural e uma seção de reflexão.

    Ela disputou o prêmio com outras duas publicações: a revista “Legal”, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sergipe e a revista “Argumento”, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Pernambuco). Esta última levou o primeiro lugar.

    Já o vídeo institucional “Planejamento Estratégico” foi produzido pela Assessoria de Imprensa do MPPB e da produtora Indfilm, com o objetivo de mostrar ao público interno os resultados dos projetos das áreas meio (institucional) e fim (área social, criminal e de direitos difusos) implementados entre 2011 e 2012 e motivá-los a reassumir o desafio e o compromisso de continuar lutando por uma instituição melhor e mais eficiente, capaz de prestar um serviço de excelência à população.

    O vídeo foi exibido em fevereiro, no workshop que discutiu o realinhamento do Mapa Estratégico da instituição e reavaliou os objetivos e metas para 2013 e 2014.

    O vencedor do prêmio nessa categoria foi o vídeo “GT Racismo”, produzido pelo Ministério Público de Pernambuco. Outro finalista nesta categoria ao lado do MPPB foi o vídeo “A Justiça de quem constrói São Paulo”, produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região (São Paulo).

    Por fim, o programa “MPTV” ficou em segundo lugar no prêmio na categoria “programa de TV regional”. O primeiro lugar ficou com o programa “Sergipe Justiça”, do Tribunal de Justiça de Sergipe.

    O “MPTV” é um programa jornalístico semanal voltado ao público externo. Seu objetivo é dar publicidade às ações nas áreas meio e fim, destacando os trabalhos desenvolvidos pelas promotorias de Justiça para garantir o cumprimento da lei e promover os direitos difusos e coletivos.

    O programa é produzido pela Assessoria de Imprensa e pela Auge Produtora, contratada através de licitação. Além de reportagens especiais sobre direitos difusos; o programa traz quadros como: “Você pergunta e o promotor responde”, em que um membro da instituição esclarece dúvidas da população e explica de maneira acessível ao público leigo termos jurídicos; “Fique por dentro”, para que a população conheça a instituição ministerial e/ou tenha conhecimento a respeito de uma lei, um conceito (como “municipalização do trânsito”, por exemplo) e “Entrevista”, com um membro da instituição sobre temas como “violência contra o idoso”, “Justiça Militar”, “25 anos do SUS”, etc.

    O programa é veiculado gratuitamente às terças-feiras, a partir das 18h, na TV Assembleia (canal 11 da Net), com reprise às quintas-feiras, no mesmo horário. Na TV aberta, o programa é transmitido na TV Câmara de João Pessoa (canal 52 TV aberta e canal 61.2, TV aberta digital e canal 23 na Net), às sextas-feiras, às 13h.

    Todas as edições do “MPTV” também estão disponíveis no canal do MPPB no YouTube.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mppb-vence-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica-na-categoria-radio/111934175

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)