Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotoria consegue liminar para garantir patrimônio histórico-cultural de Pombal

    A Promotoria de Justiça de Pombal ingressou com uma ação civil e a Justiça concedeu liminar determinando que a Empresa Maciel Construções e Terraplanagens LTDA se abstenha da prática de qualquer ato tendente à descaracterização, destruição, demolição ou mutilação da torre de chaminé da Fábrica Brasil Oiticica, sob pena de suspensão de suas atividades empresariais por seis meses e multa fixa no valor de R$ 678 mil.

    De acordo com o promotor de Justiça Leonardo Fernandes Furtado, a Promotoria ingressou com a ação para proteger a torre da chaminé que sofria risco de lesão em decorrência das atividades empresariais do proprietário do respectivo imóvel. “A empresa adquiriu o terreno onde se situa a torre, realizando um empreendimento imobiliário no local, exatamente onde funcionava a fábrica da Brasil Oiticica (indústria de óleo instalada na cidade de Pombal em meados da década de 40), causando a destruição de grande parte da construção fabril, que ostenta inegável valor histórico-cultural”, explicou o promotor.

    O promotor ressaltou que o risco efetivo de demolição chaminé consiste na prática de várias tentativas de demolição promovidas pela empresa proprietária, com o consequente abalo na identidade histórico-cultural do município. O valor histórico-cultural da torre foi caracterizada por laudos emitidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

    “Com essa decisão, obteve-se a proteção do patrimônio histórico-cultural, enquanto transcorre o processo judicial acima referido, evitando-se a degradação do aludido bem. O Ministério Público pretende, com o ajuizamento da ação, proteger o patrimônio histórico-cultural da população de Pombal”, disse o promotor.

    Pedidos

    Na ação, o Ministério Público requer ainda que seja declarada judicialmente a natureza e o valor histórico-cultural da torre de chaminé localizada na antiga fábrica da Brasil Oiticica, que sejam implementadas as medidas necessárias à reparação ou recomposição integral da torre e condenação da empresa ao pagamento de indenização por danos morais coletivos.

    • Publicações6496
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotoria-consegue-liminar-para-garantir-patrimonio-historico-cultural-de-pombal/100708427

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)