Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Indisciplina nas escolas é tema de debate promovido pelo Ministério Público

    Com a participação de estudantes e professores das redes estadual e municipal (João Pessoa) de ensino, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) está realizando nesta terça-feira (6), na capela do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), uma roda de conversa para debater a indisciplina nas escolas públicas paraibanas. A iniciativa faz parte do projeto 'Na escola com respeito' e tem apoio das Secretarias da Educação do estado e do município de João Pessoa.

    Promovido pela Promotoria da Educação em conjunto com a Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação (Caop da Educação) do MPPB, o evento teve início por volta das 8h, com término previsto para o final da tarde desta terça-feira. Na abertura, foi apresentado o projeto 'Na escola, com respeito', pela promotora da Educação Ana Raquel Beltrão.

    No decorrer do evento estão programadas as palestras 'Opine e Expresse', com a secretária de estado da Educação, Márcia Lucena; 'Regimento Escolar: Decisão e Cumprimento Coletivo', com a pedagoga do Caop da Educação, Valuce Alencar; e 'Vamos à Roda de Conversa', também com a pedagoga do Caop da Educação, Laura Monique.

    Nos últimos anos, foi constatado que o aumento dos casos de indisciplina e violência nas escolas têm grande influência sobre o desempenho dos alunos e sobre a ação didática dos professores. Por causa disso, o Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do projeto 'Na escola com respeito', pretende promover ações para enfrentar essa situação. O projeto se baseia em uma nova técnica de resolução de conflitos a prática e a justiça restaurativas e será desenvolvido com alunos da Escola Estadual Olivina Olívia, localizada na capital, por meio de uma roda de conversa.

    O objetivo é potencializar esforços, incluindo a cooperação dos alunos, para coibir atos infracionais e de indisciplina no ambiente escolar, fortalecer a prática docente e a melhoria do ensino-aprendizagem, orientar a comunidade escolar sobre os procedimentos a serem adotados nos casos de atos infracionais e indisciplinares ocorridos na escola, promover a melhoria das relações interpessoais da comunidade escolar, com uso da comunicação não violenta, da restauração e reparação dos relacionamentos através das práticas restaurativas, promover na escola a aprendizagem cooperativa, a educação multicultural, a aprendizagem de valores, a redução dos preconceitos e a construção da cultura da paz.

    O público-alvo do projeto são gestores das escolas, professores, técnicos, alunos, pais e mães; conselhos escolares, conselhos tutelares; profissionais, acadêmicos e lideranças da área da Justiça, educação, assistência social, segurança, saúde e outras; lideranças comunitárias; gestores e servidores de organizações governamentais e não governamentais. De acordo com a programação do projeto, além da roda de conversa que está ocorrendo no Unipê, palestras serão ministradas e também será promovido um curso que começa em agosto e vai até novembro.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indisciplina-nas-escolas-e-tema-de-debate-promovido-pelo-ministerio-publico/100637688

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)