Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotoria da Criança requer investigação policial sobre fraude em documento apresentado à Justiça

    A 1ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente da Capital solicitou, nesta sexta-feira (15), ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Claúdio Coelho Lima, a instauração de inquérito policial para apurar a existência de fraude em um documento eletrônico apresentado à Justiça no mandado de segurança em que ex-conselheiros tutelares de João Pessoa requerem a suspensão e a anulação do processo de escolha dos novos conselheiros para as regiões Sul, Sudeste e Norte.

    De acordo com a denúncia encaminhada ao Ministério Público paraibano pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Capital (CMDCA), o e-mail acostado no processo judicial em que o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) teria dito que “deverá ser prorrogado o mandado dos atuais conselheiros tutelares que foram empossados em 2010” teve partes do texto original suprimidas e adulteradas.

    Para o CMDCA a fraude teve como objetivo distorcer o posicionamento conclusivo do conselho nacional, já que o Conanda afirma categoricamente que o CMDCA “deverá realizar o processo de escolha e dar posse aos conselheiros escolhidos ao término do mandato daqueles que foram empossados em 2010”.

    Do documento acostado ao mandado de segurança foram retirados o trecho em que o Conanda se posiciona de forma contrária a qualquer hipótese de prorrogação automática do mandato dos ex-conselheiros tutelares e o parágrafo em que o conselho nacional assevera que assiste ao Ministério Público cobrar e exigir do CMDCA a adoção das providências necessárias para a realização do processo de escolha e posse dos novos conselheiros tutelares.

    Na avaliação do promotor de Justiça da Criança e do Adolescente Alley Escorel, o fato é grave e precisa ser apurado. “Levando em consideração que existem fortes indícios de adulteração de documento e de sua utilização posterior em processo judicial, torna-se imprescindível a instauração de inquérito policial para apuração do fato em toda sua extensão, a fim de comprovar a veracidade da denúncia e a consequente identificação dos responsáveis pela prática do delito porventura praticado, oportunidade em que deverá ocorrer a responsabilização criminal daqueles que incorreram na prática dos delitos comprovados”, disse.

    • Publicações6496
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotoria-da-crianca-requer-investigacao-policial-sobre-fraude-em-documento-apresentado-a-justica/100344398

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)